Olá pessoal, depois de muito tempo e alguma insistência daTatá, resolvi escrever para este belo blog. Antes deixe que me apresente: Pedro Linhares Machado Marchi, historiador formado pela Universidade de Taubaté e estudante do curso de gastronomia no Senac de Campos do Jordão. Não é necessário dizer que gosto de cozinhar e, além de ser uma terapia, futuramente atuarei profissionalmente, pelo menos creio.
Sem mais delongas vamos à receita. Um prato rápido e tradicional da culinária oriental, pode ser encontrado nas Coréias, Vietnam, China (sua provável origem) e Japão. Quando o assunto é este tipo de cultura geralmente os leitores associam com algo rebuscado e trabalhoso, mas nem sempre é verdade. O arroz frito (fried rice ou arroz chino) é algo gostoso, nutritivo e extremamente fácil.
Vamos aos ingredientes.
- Aquele arroz jogado no fundo da geladeira;
- Ovos;
- Cebola;
-Cebolinha para dar uma cor;
- Shoyu;
- Sal e pimenta a gosto;
- Óleo ou azeite;
- Frigideira ou, de preferência uma Wok.
Pode parecer bobeira ou conselhos de Chef amador, mas um mise em place pode e vai ajudar muito na preparação das receitas, principalmente das rápidas. Em primeiro lugar aquece o olho e quebre um ou dois ovos, não os deixe fritar, o objetivo é deixá-los com aspecto de mexidos, o processo é rápido e sem dificuldade. Reserve e acrescente mais um pouco de óleo. Agora refogue as cebolas picadinhas, tanto faz, podem estar em rodelas ou cubinhos, e acrescente o arroz. Em fogo médio deixe o grão absorver o óleo e a cebola, para dar apenas um gostinho.
Em seguida vamos juntar tudo, primeiro os ovos e o arroz. Não se esqueça de mexer bem. Por fim a cebolinha, um pouquinho de Shoyu. Lembre-se que o molho de soja é responsável pelo sabor e também pela cor, mas não queremos que o arroz absorva o escuro do molho, logo apenas algumas borrifadas bastam. Por último tempere com sal e pimenta a gosto.
Uma receita fácil, rápida e saborosa, além sofisticada. Excelente pedida para conter o cansaço de um dia de trabalho ou aquela visita surpresa da mãe, sogra ou namorada.
É possível adicionar o que lhe vier à cabeça, desde que preparo com alguma antecedência, presunto e camarão ficam ótimos. Quando faço em minha casa, uso o arroz jasmim que proporciona uma rigidez, ou seja, fica empapado, mas o bom e velho Tio João é excelente para o prato. Como última mensagem deixo apenas um grande e belo divirta-se. Até uma próxima oportunidade.