domingo, 28 de agosto de 2011

Arroz Frito do Pedrão


Olá pessoal, depois de muito tempo e alguma insistência daTatá, resolvi escrever para este belo blog. Antes deixe que me apresente: Pedro Linhares Machado Marchi, historiador formado pela Universidade de Taubaté e estudante do curso de gastronomia no Senac de Campos do Jordão. Não é necessário dizer que gosto de cozinhar e, além de ser uma terapia, futuramente atuarei profissionalmente, pelo menos creio.
Sem mais delongas vamos à receita. Um prato rápido e tradicional da culinária oriental, pode ser  encontrado nas Coréias, Vietnam, China (sua provável origem) e Japão. Quando o assunto é este tipo de cultura geralmente os leitores associam com algo rebuscado e trabalhoso, mas nem sempre é verdade. O arroz frito (fried rice ou arroz chino) é algo gostoso, nutritivo e extremamente fácil.
Vamos aos ingredientes.
- Aquele arroz jogado no fundo da geladeira;
- Ovos;
- Cebola;
-Cebolinha para dar uma cor;
- Shoyu;
- Sal e pimenta a gosto;
- Óleo ou azeite;
- Frigideira ou, de preferência uma Wok.
Pode parecer bobeira ou conselhos de Chef amador, mas um mise em place pode e vai ajudar muito na preparação das receitas, principalmente das rápidas. Em primeiro lugar aquece o olho e quebre um ou dois ovos, não os deixe fritar, o objetivo é deixá-los com aspecto de mexidos, o processo é rápido e sem dificuldade. Reserve e acrescente mais um pouco de óleo. Agora refogue as cebolas picadinhas, tanto faz, podem estar em rodelas ou cubinhos, e acrescente o arroz. Em fogo médio deixe o grão absorver o óleo e a cebola, para dar apenas um gostinho.
Em seguida vamos juntar tudo, primeiro os ovos e o arroz. Não se esqueça de mexer bem. Por fim a cebolinha, um pouquinho de Shoyu. Lembre-se que o molho de soja é responsável pelo sabor e também pela cor, mas não queremos que o arroz absorva o escuro do molho, logo apenas algumas borrifadas bastam. Por último tempere com sal e pimenta a gosto.
Uma receita fácil, rápida e saborosa, além sofisticada. Excelente pedida para conter o cansaço de um dia de trabalho ou aquela visita surpresa da mãe, sogra ou namorada.
É possível adicionar o que lhe vier à cabeça, desde que preparo com alguma antecedência, presunto e camarão ficam ótimos. Quando faço em minha casa, uso o arroz jasmim que proporciona uma rigidez, ou seja, fica empapado, mas o bom e velho Tio João é excelente para o prato. Como última mensagem deixo apenas um grande e belo divirta-se. Até uma próxima oportunidade.

domingo, 21 de agosto de 2011

Rio Gastronomia

Não precisei chorar por não poidei ir ao Semana Mesa São Paulo este ano! Aqui no Rio também tem um evento Gastronômico, e de graça! O evento se chama Rio Gastronomia e tem diferentes atrações pela cidade inteira. Na sexta feira, no Botafogo, Cloude Troisgros preparou um giló recheado a bordo de um caminhão de vidro.
Eu tietei legal, até que o Batista me chamou para ganhar um livro do Cloude!!! Subi no caminhão, experimentei o giló e ainda ganhei um livro autografado! Não podia imaginar que isso aconteceria.
O dia foi cheio de experiências novas! Além do Rio Gastronomia, no CMPV houve a Feira das Nações, onde convidados prepararam pratos típicos de seus respectivos países. Eu me acebei! Empanadas argentinas e chilenas, brounie americano, arroz com frango da Guatemala, alfajor uruguaiano, sopa paraguaia e muitas outras gostosuras. O Erick saiu tonto de tanta bebida...
Nos próximos dias pretendo ir a outra Cozinha show e no fim de semana  assistir as palestras do MAM.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Produtos diet

Pessoal!!!!
Meu trigliceris tem saída! Achei no supermercado alguns doces diet. Aí vão as marcas. Deixo clar que é opinião pessoal e não estou ganhando nada por isso.
  • Doce de leite formel. Tem vários sabores e é uma deléicia! O que eu menos gostei foi o de maracujá, mas os demais não e vem nada aos tradicionais.
  • Bolacha recehada Doce Vida e lanchinho Lowçucar. Nunca mais compro outras!
  • Paçoquita diet. Com banana.... viva a infância!
  • Abaixo está uma receita que peguei da internet de brigadeiro diet. Confesso que quando comecei a fazer achei que não ia dar certo. A concistência parece de mouuse, mas também é muito gostoso.
             Brigadeiro mouuse de chocolate diet
      1 colher de sopa de margarina
      2 colheres de checolate em pó
      6 colheres de sopa de leite em pó
      1 1/5 xic. de leite denatado
      1 medida de adoçante forno e fogão (cada adoçante tem sua mediada)


      Leve tudo ao fogo e mexa até engorssar. Agora é só se deliciar!


     Uma  observação final: apesar destes doces serem muito bons, a dose para satisfazer a necessidade de açucar é maior que o normal. Pelo menos para minm, que come duas bolachas recheadas ou um brigadeiro por vez...









Chefs na Escola

O site malagueta comunicação, a Secretaria do Estado do Rio de Janeiro e alguns chefs de diversos retaurantes da cidade se reuriram em busca da melhora da merenda escolar. O projeto foi nomeado de "Chefs na escola: reciclando a merenda escolar" e tem por objetivo realizar receitas elaboradas pelos chefs, junto com as merendeiras nas escoals publicas do Rio. Os chefs tem que respeitar algumas regras para tal elaboração, tal como a variedade de ingredientes. A primera chef a participar deste foi a Roberta Sudbrack. Segundo a idealizadora deste projeto e colega de turama, Juliana Dias, a Roberta ficou admirada com a agilidade e a capacidade das merendeiras em cozinhar com poucos recursos para centenas de crianças.
Quando trabalhava como professora no interior de São Paulo, via a situação das merendeiras de perto. Eram poucas mulheres para dar conta de muuuuuuuuuuuitas crianças. O salário não era convidativo e elas não tinham liberdade de incrementar o cardápio. Macarrão com salsisha e carne (gordura) moída estavam no cardápio. Como lanche, bolacha doce e leite. Sem comentários. Apesar disso, conheci algumas merendeitras muito dedicadas e eficientes. Sorte das crianças.
Espero poder entrar de cabeça neste projeto. Vou contando na medida dos acontecimentos.







domingo, 7 de agosto de 2011

Sushi

Este fim de semana até que foi bem agitado... Na sexta foi ao Santo Senarium, na Lapa. Uma delícia!!! Comemos uma porção de pastelzinho de queijo brie acompanhado de calda de laraja (não reparem, mas eu levei a máquiuina fotográfica e esqueci de tirar a foto). Temporariamente sai da dieta. Havia comprado este petísco em um site de compras coletivas há algum tempo. O atendimento do restaurante foi razoável, mas a música estava excelente! Era un grupo americano, BENNY LACKNER TRIO, tocou jezz improvisado maravilhosamente.
Ontem a noite recebemos um casl de amigos, ela a propósito, faz o curso comigo. No ardápio tinha sushi de salmão e tempurá. Como estou de dita, fiz sushi de arroz integral (uma porcaria) e tempurá com farinha integral (tamnbém uma porcaria). Para ficar "comível", coloquei um poco de farinha branca. Até que ficou bom! Como não sou de ferro, para beber fiz caipirinha de abacaxi com adoçante.
Pensei em fazer hot filadelfia, mas já estavamos abusando da fritura. Também fiz o uramaki (com o arroz pra fora da alga) . Desta vez não ficou tão bonito. Da ultima vez ele ficou bem apresentavel e delicioso.
Hoje não queria ter muito trabalho: strogonof no almoço e pizza integral no jantar.
Pronta para uma nova semana!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Semana cansativa

Finalmente fomos esquentar a barriga no fogão!!! Terça feira fizemos quatro sopas: de couve flor, vishisoise, consomê, sopa de cebola e minestrone A maioria delas ainda não havia experimentado. Na verdade já fiz uma sopa de cebola aqui em casa, mas em comparação a esta, o gosto de cebola estava muito acentuado. Ao meu paladar, agradou mais o minestrone. É  uma sopa do jeito que eu gosto: com legumes, macarrãozinho a e ainda tem feijão branco e pesto para dar sabor!
A sopa de couve flor ficou uma delícia!!! No início da preparação não se imagina que vai ficar tão gostosa! E a consomê surpreendeu por ser servida gelada.
Ontem no pédio onde eu moro foi realizada um Bazar Beneficente. Claro que fiz CupCake salgado e torta de atum para vender. Até que rendeu bem. A idéia é fazer a cada quinze dias. Vamos ver se vi dar certo! Resolvi também fazer tortas e empadas para levar na UNIRIO, principalmente no dia de aula teórica, pois as aulas começam cedo e não há cantina nos arredores.
Como também sou professra, dalhe aula particular!!!!!
Aos pouquinos tudo dá certo...