sábado, 26 de novembro de 2011

Algumas dicas básicas

Andei mais sumida que deveria, mas o motivo é justo: entrega do trabalho final do curso. Fora a prova de enologia desta semana... Quase fiquei maluca!!! Testei minha receita cinco vezes e vou fazer estágio com minha avó para pegar a manha de abrir a massa do Apfelstrudel... 
Estava arrumando minha papelada de culinária e achei um encarte de uma revista(não se qual), de não sei quando, sobre o livro da Carla Pernambuco 10X10-100 Receitas para comer de joelhos. Confesso que ainda não li o livro, mas este encarte tem várias dicas valiosas. Aí vão elas!
10 Utensilhos indispensáveis
Concha; facas; pinça; espátula; frigideira;colher de pau; peneira; panela de fundo grosso; fuet; zester.
10 Dicas da boa anfitriã
O menu deve ser simples e bem feito; planeje com antecedência; lembre-se que seus conviados possuem diferentes personalidades; decore com flores; decore com velas; as bebidas devem estar sempre geladas; a decoração da mesa deve ser criativa, mas discreta; música é indispensável; brinde sempre.
10 Ingredientes que não podem faltar em sua cozinha
Tomate; cebola; manjericão; azeite; alho; salsinha; queijo parmesão; espaguete, arroz; feijão.
Lembrando que a Chef Carla Permanbuco apresenta diariamente, as 23:00 o programa Brasil no Prato, no canal Bem Simples.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Ler o que?

Este fim de semana aconteceu algo curioso, que me fez pensar ainda mais sobre o assunto. Chamei meu marido para deitar, e ele disse que não iria porque estava lendo e iria me atrapalhar. Mas ele sempre lê na cama! Só que ele lê no IPad, com a luz apagada. Desta vez ele estava lendo um livro! Que absurdo!!!!!
Será que algum dia da sua vida você imaginaria que fosse ler algo diferente de um livro????? Será que algum dia você acharia que pudesse levar sua '' vida" na palma de suas mãos?
Nunca fui adepta as novas tecnologias porém estou me vendo obrigada a adquirir um IPhone. Mas eu sempre vivi sem? Me pergunto. Acontece que as necessidades vão surgindo e existe um único (ou vários) aparelho para supri-las. Quer um exemplo??? Se tivesse um smartphone, conseguiria postar as fotos das preparações direto da aula. Ou vocês acham que não coloco mais fotos porque não quero. Meu celular não tem câmera e minha máquina está obsoleta!!! Sei que parece absurdo nos dias atuais, mas é a realidade...
Ao contrário de mim, o meu marido utiliza o IPad para ler, como arquivo móvel e para apresentar trabalhos! Ele até achou um arquivo sobre História da Alimentação Portuguesa para mim (para ler no IPad)...
Pois é..... minha hora de lutar contra a tecnologia está chegando ao fim. Quem sabe assim posto mais artigos e fotos? É uma chance...

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Prova Prática

Pessoal!!!! Minha prova prática está chegando!!!!!


Vou explicar em detalhes: terei que elaborar uma dois pratos com algumas regras e serem seguidas. O primeiro prato deve ter coxa e sobrecoxa, arroz trabalhado e legumes agridoces. A soremesa deve ter uma massa e frutas frescas. Fiquei pensando, folheando meus livros de receitas e decidi seguir a linha da culinária alemã e austríaca. Quando disse para minha avó, ela ficou em extase!!!! Finalmete a historiadora da família vai fazer uma pesquisa sobre nossa descendência. Estou testando um frango com cerveja e é claro que vou fazer o strudel... Para constatar se minha (minha não, da minha bisa) receita está certa, fui a Casa do Alemão comer o doce. Não é por nada, mas estava bem parecido.... rs E de quebra ainda comi um croquete com chucrute... delícia!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Cheesecake de Morango Light

Como nunca tinha feito, resolvi fazer este cheesecake para experimentar. Segundo o Erick, foi a melhor "torta" (na visão dele) que já fiz! Segue a receita.
 Para a geléia:
2 caixas de morango picados
Suco de meio limão
6 colheres de sopa de açucar
Cozinhe tudo em fogo baixo por cerca de 20 minutos. O doce precisa ficar em uma consistência que dê para espalhar em cima do creme. Importante: Retire com uma escumadeira a espuma que forma em cima da geléia. São as impurezas da fruta, que deixam um gosto amargo.


Para o creme de queijo:
1 lata de leite condensado light
1/2 lata de creme de leite light
1 gema passada pela peneira
1 colher de sopa de manteiga
200g de cream-cheese
Leve ao fogo o leite condensado, a gema e a manteiga, mexendo bem para não empelotar. Quando estiver começando a engrossar, coloque o cream-cheese e continue batendo. Assim que estiver em ponto de brigadeiro de colher, retire do fogo e coloque o creme de leite sem o soro. Reserve.


Para a massa:
1 pacote de cookie integral de sua preferência (frutas vermelhas, castanha de cajú)
2 clheres de sopa de manteiga
Triture o biscoito no liquidificador. Em um bol, junte o biscoito com a manteiga, formando uma farofa.


Montagem:
Forre com a massa o fundo de uma forma com o fundo removível (fiz em uma forma de quiche) e asse em fogo baixo até dourar. Espere esfriar e coloque o recheio. Leve a geladeira por cerca de 1 hora para o creme firmar. Coloque a geléia por cima e decore a gosto. É só saorear!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Macarrão integral ao molho de salmão

Hoje o almoço foi muuuuuuuuuuuito bom (pena que não tirei foto)! Adaptei uma receita do Renato Freire, que leva salmão defumado e presunto de parma. Como só tinha uma posta de salmão fresco, fiz assim mesmo. Vou descrever ambas as receitas.
Ingredientes
15g de manteiga
1 cebola picadinha
1 tomate picadinho
200g de salmão defumado (usei salmão fresco, já assado)
100g de presunto de parma (não usei)
20ml de uisque (usei cachaça)
20ml de vinnho branco (tamém não usei)
400g de espagueti fresco
200ml de creme de leite fresco
Salsinha
Sal e pimenta


Coloque a manteiga em uma frigideira e refogue a cebola. Acrescente o tomate e refogue maiu um pouco. Acrescente o presunto. Flambe com o uisque e deixe evaporar todo o alcool. Acrescente o vinho e deixe cozinhar mais 2 minutos. (Flambei com a cachaça e não coloquei o vinho). Acrescentar o creme de leite e deixar reduzir. Colocar o salmão e deixar cozinhando por poucos minutos. Agregar o macarrão já cozido e servir com queijo parmesão ralado. Quando pronto o refogado, coloquei junto com o macarrão integral e um poco de água para cozinhar na panela de pressão por 8 minutos. Acrescentei o salmão desfiado e o creme de leite light. Ficou uma delécia!


OBS: Em outras ocasiões cozinhei o macarrão integral apenas na água e sal e agreguei o molho depois. Além de demorar muito para cozinhar, a massa não pegou o gosto do molho. Quando cozido junto com o molho, a massa fica mais saborosa.

domingo, 9 de outubro de 2011

Rio Gastronomia II

Pra mim este evento não poderia ser melhor! No primeiro dia conheci o chef Claude Troisgos e no fim de semana seguinte conheci a Sommelier Deise Novakoski! Ela é um amor de pessoa, super simpática e me tratou muito bem. Degundo o Erick, como se seu fosse uma aluna. Na minha opinião, ela ficou feliz por uma menina tão nova conhecer o trabalho dela. Também assisti a palestra sobre vinhos da América do Sul, muito interessante, tirando as perguntas leigas.
Esta palestra aconteceu no Museu de Arte Moderna do Flamengo. Além das palestras, vários restaurantes estavam vendendo pequenas porções a um preço razoável. Comi uma tilápia com talharim de pupunha vencedor do concurso gastronomico de Piraí. MARAVILHOSO!!!!!! Este ano já estou me planejando para ir! Da padaria Garcia & Rodrigues, comi um financier de chocolate e o "pão de açúcar", um folhado recehado com banana. Sem comentários...
Aproveitando tudo que este evento pode oferecer, comprei o livro "História da Alimentação no Brasil" com 20 % de desconto. O livro é meio "casa grande e senzala" (Para quem ainda não leu esta obra de Gilberto Freire, aí vai minha conclusão sobre o livro: muito grande, com muita informação, um pouco repetitivo e cansativo de ler). Mas como estou querendo fazer mestrado sobre o assunto, não tenho muita eacolha...
Também fui almoçar em um dos restaurantes do circuito gastronômico, o Fiammeta. Para falar a verdade, me arrependi profundamente em escolher este retaurante:  Beringela amarga, macarrão insosso e bolacha açucarada. Mas voltaria para experimentar as pizzas, especialidade da casa.

Experiências

Esta semana foi fogo: feirinha, aula de drinks no curso, encomendas para o fim de semana e Julia em casa.
Além disso, fui incubida de testar uma recieta com farinha especial sem glútem. Quem tiver alguma dica, por favor me diga pois nunca trabalhei com este tipo de público! Já disse que minha receita de massa integral ficou ótima, né? Meu marido tem razão, vou tender para a linha light.... depois de toda a experiência que ganhei tendo que me alimentar por 2 meses de papinha (fiz uma cirurgia que me impedia de mastigar), com o Erick e seu colesterol, e meu trigliceris. Meu único receio é a falta de teoria que só uma nutricionista pode ter. Ainda está em tempo de fazer um curso técnico em nutrição!
Eu tinha uma criatividade incrível para fazer as papinhas! Fiz creme de espinafre, de milho, sopinha de feijão, de mandioca, de batata baroa. caldinho de frango, canja, angu e outros que nem me lembro mais. Cheguei a comprar sopas instantâneas e papinha de bebê e nem cheguei a comer. E sem falar no sorvete que era uma daspoucas coisas que me sustentava.
Quanto ao Erick, minhas alternativas eram o óleo de canola, a margarina e maionese sem colesterol, leite desnatado e chocolate amargo. O leite condensado de soja realmente nós não gostamos. Agora existe no mercado leite condensado e creme de leite diet. A textura não é a mesma, mas vale a pena. Ele se deliciava ( e ainda se delicia) com a bananada em toletes, pois não contém nenhum ingrediente proibido. Até tentei fazer esta bananada em casa, mas leva quase duas horas mexendo. Cozinhei a banana antes para economizar tempo e ela não ficou tão gostosa. 
As minhas dicas para o trigliceris vocês já conhecem! Tudo diet!!!! Este fim de semana abusei muito no carboidrato (cerveja, arroz, masas) e nos doces. Tenho que fechar a boca, pois quero fazer o exame ainda esta semana. Vamos ver se a diteta valeu a pena!

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Bolo diet

Consegui fazer mais uma receita diet!!!!! Bolo de baunilha com conertura de falso beijinho
  • 1 embalagem de bolo de baunilha ditet
Bata o bolo conforme as instruções da embalagem. Dica: bata muuuuuuuito, para dar o ponto e coloque uma pitada de bicabornato e sódio para ajudar a crescer.

  • 6 colheres de leite em pó
  • 1 copo de leite
  • 1 colher de sob. de margarina
  • 1 medida de adoçante para forno e fogão
Leve tudo ao fogo mexendo sempre para não empelotar. Assim que começar a engrossar, coloque coco ralado a gosto, mexa e desligue o fogo. Coloque em cima do bolo já desenformado.

Búzios

Este mês conheci Búzios. É Lindo!!!!!!! A viagem é super tranquila, no caminho paramos em Arraial do Cabo, que tem uma das águas mais bonitas que já vi. Entre as cidades da região dos Lagos, me encantei com São Pedro da Aldeia.
Ficamos em um hotel simples, mais bonito. A cidade tem uma grande estrutura para receber turistas, desde hoteis luxuosos até albergues. Muuuuitos restaurantes. Estes caros, muito caros. Os quiosques da praia então, nem se fala. Paguei quarenta reais por uma porção de peixe frito horroroso! Devia estar há muito tempo marinando, pois dava para sentir o gosto do limão.
Em uma das noites conhecemos um bistrô famliar. Só pra variar conversei com a dona e conheci a coziha.Comemos uma pizza deliciosa, com a masa fininha e molho caseiro. Tudo feito com muito carinho.
No dia seguinte fomos a um restaurante de massas. Pedi uma recheada com camarão e meu marido pediu um escalopinho com molho de limão. Tudo muito bom.
Pena que não deu para comer mais... rs
Conclui que tenho que voltar a Buzios. Não consegui esgotar tudo em apenas um fim de semana..... 

domingo, 18 de setembro de 2011

Aulas interessantes

As ultimas aulas do curso foram bastante proveitosas. O Chef André Leite ministrou uma aula de grãos e cereais. Entre as preparações haviam feijões, arroz, quinua, lentilha e ervilha. Gostei bastante pois nunca havia feiro sopa de ervilha e quinua E ainda o chef adorou minhas saladas e o risoto da Ju!!! Ainda tirei onda fazendo a pipoquinha de arroz selvagem que aprendi com o Flávio.
Tivemos uma aula de canapés clásicos.... muitas dicas e também muito trabalho. A base é pão de forma e a criatividade manda na decoração.
Todos esperavam anciosamente a aula do Chef Aroldo sobre bebidas, mas fomos surpresos com o Renato Freire nos ensinando pratos da região centro-oeste. Além de um dos principais chefs do Rio de Janeiro nos passar seu conhecimento e experimentar nossa comida, matei saudades do pequi!!!!!!! A aceitação dessa frutinha não foi das melhores.... mas era a oportunidade de todos conhecerem.
Apesar de ser teórica, com muita matemática e na quinta feira (dia que normalmente não vou ao curso), a aula de custos foi muito interessante para mim. Agora é só começar a fazer a contabilidade correta da empresa! Não posso ficar no "ponto de equilíbrio" para sempre.
Com todas estas comidinhas gostosas, minhas vendas na faculdade foram para o barro..... rs

Bienal do Livro

Sei que estou um pouco atrasada, mas o assunto de agora é a Bienal do Livro 2011.
Tive o privilégio de estar na Bienal por dois anos consecutivos (Fui em São Paulo o ano passado). Não é por nada, mas a estrutura da Bienal do Rio bate São Paulo de longe! Havia três estandes com corredores lagos, diversos restaurantes, uma praça de alimentação, e acreditem, lugar para sentar!!!!! Não precido dizer que gastei horrores.....
Comecei a ler dois dos 14 livros que trouxe (entre gastronomia e história). Ai vão alguns: O que Eisten dise ao se cozinheiro; Guia de drinks dos escritores americanos; Culinária de todas as cores da Publifolha: Receitas Rápidas e Saborosas e Receitas Práticas com Frango; Introdução ao Mundo dos Vinhos; Comida com Cultura e consegui completar a coleção "Cozinha Mundo" com om livro da Espanha.
Os melhores estarão na bibliografia indicada a medida que for lendo.
Por incrível que pareça, consegui superar meu marido com os livros.... rs

domingo, 28 de agosto de 2011

Arroz Frito do Pedrão


Olá pessoal, depois de muito tempo e alguma insistência daTatá, resolvi escrever para este belo blog. Antes deixe que me apresente: Pedro Linhares Machado Marchi, historiador formado pela Universidade de Taubaté e estudante do curso de gastronomia no Senac de Campos do Jordão. Não é necessário dizer que gosto de cozinhar e, além de ser uma terapia, futuramente atuarei profissionalmente, pelo menos creio.
Sem mais delongas vamos à receita. Um prato rápido e tradicional da culinária oriental, pode ser  encontrado nas Coréias, Vietnam, China (sua provável origem) e Japão. Quando o assunto é este tipo de cultura geralmente os leitores associam com algo rebuscado e trabalhoso, mas nem sempre é verdade. O arroz frito (fried rice ou arroz chino) é algo gostoso, nutritivo e extremamente fácil.
Vamos aos ingredientes.
- Aquele arroz jogado no fundo da geladeira;
- Ovos;
- Cebola;
-Cebolinha para dar uma cor;
- Shoyu;
- Sal e pimenta a gosto;
- Óleo ou azeite;
- Frigideira ou, de preferência uma Wok.
Pode parecer bobeira ou conselhos de Chef amador, mas um mise em place pode e vai ajudar muito na preparação das receitas, principalmente das rápidas. Em primeiro lugar aquece o olho e quebre um ou dois ovos, não os deixe fritar, o objetivo é deixá-los com aspecto de mexidos, o processo é rápido e sem dificuldade. Reserve e acrescente mais um pouco de óleo. Agora refogue as cebolas picadinhas, tanto faz, podem estar em rodelas ou cubinhos, e acrescente o arroz. Em fogo médio deixe o grão absorver o óleo e a cebola, para dar apenas um gostinho.
Em seguida vamos juntar tudo, primeiro os ovos e o arroz. Não se esqueça de mexer bem. Por fim a cebolinha, um pouquinho de Shoyu. Lembre-se que o molho de soja é responsável pelo sabor e também pela cor, mas não queremos que o arroz absorva o escuro do molho, logo apenas algumas borrifadas bastam. Por último tempere com sal e pimenta a gosto.
Uma receita fácil, rápida e saborosa, além sofisticada. Excelente pedida para conter o cansaço de um dia de trabalho ou aquela visita surpresa da mãe, sogra ou namorada.
É possível adicionar o que lhe vier à cabeça, desde que preparo com alguma antecedência, presunto e camarão ficam ótimos. Quando faço em minha casa, uso o arroz jasmim que proporciona uma rigidez, ou seja, fica empapado, mas o bom e velho Tio João é excelente para o prato. Como última mensagem deixo apenas um grande e belo divirta-se. Até uma próxima oportunidade.

domingo, 21 de agosto de 2011

Rio Gastronomia

Não precisei chorar por não poidei ir ao Semana Mesa São Paulo este ano! Aqui no Rio também tem um evento Gastronômico, e de graça! O evento se chama Rio Gastronomia e tem diferentes atrações pela cidade inteira. Na sexta feira, no Botafogo, Cloude Troisgros preparou um giló recheado a bordo de um caminhão de vidro.
Eu tietei legal, até que o Batista me chamou para ganhar um livro do Cloude!!! Subi no caminhão, experimentei o giló e ainda ganhei um livro autografado! Não podia imaginar que isso aconteceria.
O dia foi cheio de experiências novas! Além do Rio Gastronomia, no CMPV houve a Feira das Nações, onde convidados prepararam pratos típicos de seus respectivos países. Eu me acebei! Empanadas argentinas e chilenas, brounie americano, arroz com frango da Guatemala, alfajor uruguaiano, sopa paraguaia e muitas outras gostosuras. O Erick saiu tonto de tanta bebida...
Nos próximos dias pretendo ir a outra Cozinha show e no fim de semana  assistir as palestras do MAM.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Produtos diet

Pessoal!!!!
Meu trigliceris tem saída! Achei no supermercado alguns doces diet. Aí vão as marcas. Deixo clar que é opinião pessoal e não estou ganhando nada por isso.
  • Doce de leite formel. Tem vários sabores e é uma deléicia! O que eu menos gostei foi o de maracujá, mas os demais não e vem nada aos tradicionais.
  • Bolacha recehada Doce Vida e lanchinho Lowçucar. Nunca mais compro outras!
  • Paçoquita diet. Com banana.... viva a infância!
  • Abaixo está uma receita que peguei da internet de brigadeiro diet. Confesso que quando comecei a fazer achei que não ia dar certo. A concistência parece de mouuse, mas também é muito gostoso.
             Brigadeiro mouuse de chocolate diet
      1 colher de sopa de margarina
      2 colheres de checolate em pó
      6 colheres de sopa de leite em pó
      1 1/5 xic. de leite denatado
      1 medida de adoçante forno e fogão (cada adoçante tem sua mediada)


      Leve tudo ao fogo e mexa até engorssar. Agora é só se deliciar!


     Uma  observação final: apesar destes doces serem muito bons, a dose para satisfazer a necessidade de açucar é maior que o normal. Pelo menos para minm, que come duas bolachas recheadas ou um brigadeiro por vez...









Chefs na Escola

O site malagueta comunicação, a Secretaria do Estado do Rio de Janeiro e alguns chefs de diversos retaurantes da cidade se reuriram em busca da melhora da merenda escolar. O projeto foi nomeado de "Chefs na escola: reciclando a merenda escolar" e tem por objetivo realizar receitas elaboradas pelos chefs, junto com as merendeiras nas escoals publicas do Rio. Os chefs tem que respeitar algumas regras para tal elaboração, tal como a variedade de ingredientes. A primera chef a participar deste foi a Roberta Sudbrack. Segundo a idealizadora deste projeto e colega de turama, Juliana Dias, a Roberta ficou admirada com a agilidade e a capacidade das merendeiras em cozinhar com poucos recursos para centenas de crianças.
Quando trabalhava como professora no interior de São Paulo, via a situação das merendeiras de perto. Eram poucas mulheres para dar conta de muuuuuuuuuuuitas crianças. O salário não era convidativo e elas não tinham liberdade de incrementar o cardápio. Macarrão com salsisha e carne (gordura) moída estavam no cardápio. Como lanche, bolacha doce e leite. Sem comentários. Apesar disso, conheci algumas merendeitras muito dedicadas e eficientes. Sorte das crianças.
Espero poder entrar de cabeça neste projeto. Vou contando na medida dos acontecimentos.







domingo, 7 de agosto de 2011

Sushi

Este fim de semana até que foi bem agitado... Na sexta foi ao Santo Senarium, na Lapa. Uma delícia!!! Comemos uma porção de pastelzinho de queijo brie acompanhado de calda de laraja (não reparem, mas eu levei a máquiuina fotográfica e esqueci de tirar a foto). Temporariamente sai da dieta. Havia comprado este petísco em um site de compras coletivas há algum tempo. O atendimento do restaurante foi razoável, mas a música estava excelente! Era un grupo americano, BENNY LACKNER TRIO, tocou jezz improvisado maravilhosamente.
Ontem a noite recebemos um casl de amigos, ela a propósito, faz o curso comigo. No ardápio tinha sushi de salmão e tempurá. Como estou de dita, fiz sushi de arroz integral (uma porcaria) e tempurá com farinha integral (tamnbém uma porcaria). Para ficar "comível", coloquei um poco de farinha branca. Até que ficou bom! Como não sou de ferro, para beber fiz caipirinha de abacaxi com adoçante.
Pensei em fazer hot filadelfia, mas já estavamos abusando da fritura. Também fiz o uramaki (com o arroz pra fora da alga) . Desta vez não ficou tão bonito. Da ultima vez ele ficou bem apresentavel e delicioso.
Hoje não queria ter muito trabalho: strogonof no almoço e pizza integral no jantar.
Pronta para uma nova semana!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Semana cansativa

Finalmente fomos esquentar a barriga no fogão!!! Terça feira fizemos quatro sopas: de couve flor, vishisoise, consomê, sopa de cebola e minestrone A maioria delas ainda não havia experimentado. Na verdade já fiz uma sopa de cebola aqui em casa, mas em comparação a esta, o gosto de cebola estava muito acentuado. Ao meu paladar, agradou mais o minestrone. É  uma sopa do jeito que eu gosto: com legumes, macarrãozinho a e ainda tem feijão branco e pesto para dar sabor!
A sopa de couve flor ficou uma delícia!!! No início da preparação não se imagina que vai ficar tão gostosa! E a consomê surpreendeu por ser servida gelada.
Ontem no pédio onde eu moro foi realizada um Bazar Beneficente. Claro que fiz CupCake salgado e torta de atum para vender. Até que rendeu bem. A idéia é fazer a cada quinze dias. Vamos ver se vi dar certo! Resolvi também fazer tortas e empadas para levar na UNIRIO, principalmente no dia de aula teórica, pois as aulas começam cedo e não há cantina nos arredores.
Como também sou professra, dalhe aula particular!!!!!
Aos pouquinos tudo dá certo...

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O curso

Primeira semana do Módulo Avançado de Gasreonomia. Todos super anciosos para o início das aulas. O primeiro dia foi apenas intruções para a compra de material. E agora? Qual faca comprar? Leve ou pesada? Que tipo de intrumento? Será que devo comprar artigos de boa qualidade ou só para ir as aulas? A única coisa que ficou definida foi o uniforme: calça carijó e avental branco. Eu me dei mal, pois tenho calça e avantal preto... Terei que comprar tudo de novo!
O segundo e terceiro dia foi demonstração dos cortes. Levei uma faca velha e minha mão batia toda hora na tábua! Não vai ter jeito mesmo, vou ter que comprar outra... É brounoise, jardineire, macedonia, parmentier, julliene... agora é montar um padrão e treinar! Quem mandou inventar,  e poderia estar trabalhando apenas com louza e giz... rs.
E minha impressão do curso? Espero que ao menos atinja minhas espectativas quanto ao conhecimento e me de condições de seguir na profissão. Os Chefs são renomados, porém lecionar não é uma coisa fácil. Cabe a mim sugar tudo que os professores tem a oferecer e fazer amigos e familiares de cobaia.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Aniversário da Julia

 Finalmente criei coragem de começar a postar. Este fim de semana minha enteada Julia completou doze anos e fizemos uma festinha para ela. Claro que com meus "pitacos", a festinha virou um festão.
De entrada fiz uns canapés de gorgonzola com geléia, rolinhos de pimentão e bruscheta de tomate. Também servi salada verde e maionese. Não fiz o bolo, mas enrolei brigadeiro e junto as meninas fizeram CupCake's (retitada do livro de receitas que dei para a Julia- Receitas com chocolate, da PubliFolha).
O praparo das entradas é muito simples.


Rolinhos de pimentão (receita adsptada do livro "O Livro essencial dos Aperitivos", Paisagem edtora de livros.
2 Pimentões vermelhos
100g de musarela ralada
1 colheres de sopa de maionese
2 colheres de sopa de requeijão
Ervas secas
1 pacote de pão de forma
50g de manteiga derretida
Asse os pimentões inteiros envoltos de papel alumínio por cerca de 40 minutos em fogo alto e espere esfriar. Retire as sementes, pique bem miudinho e reserve. Misture os queijos, a maionese e as ervas ao pimentão picado formando uma pasta . Com  um rolo de macarão, estique as fatias de pão e passe a manteiga derretida em um dos lados. Passe uma fina camada da pasta de pimentão no lado sem a manteiga. Enrole as fatias de pão como se fosse um rocambole. Deixe na geledeira por no mínim 30 minutos. Corte os rolinhos pela metade ou em pedaços pequenos e asse em forno médio até dourar.



Canapés de Gorgonzola com Geléia
2 pacotes de torradinhas
150 g de requeijão                                   
303 de nozes bem picadas
100g de gorgonzola desmanchado
Geléia a gosto para decorar
Basta misturar os queijos com as nozes formando uma pasta. Passe em cima das torradas e decore coma geléia. Aconselho usar geléia de damasco, framboesa ou amora, pois caso contrário o sabor da geléia sobressai ao do gorgonzola.


Bruscheta de Tomate
3 tomates concassé
100g de mussarela
2 colheres de sopa de mangericão
sal e pimenta a gosto
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 dente de alho
2 baguetes finas cortadas com 1cm de espessura
Esfregue o alho nos pães. Misturar todos os demais ingredientes. Coloque um pouco desta mistrua em cima de cada rodela de pão e distribua em uma forma. Regue com bastante azeite. Leve ao forno para gratinar.